O Projeto
O Projeto ATLETISMO E CIDADANIA é um projeto realizado pela Associação dos Amigos do Atletismo de Ribeirão Preto (AAARP), entidade de administração do desporto, sem fins lucrativos e de utilidade pública. É executado em parceria com a iniciativa pública e privada. Na esfera pública, a parceria é feita com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Esportes, enquanto que no setor privado, esta acontece com apoio de pessoas físicas e entidades jurídicas.
Desde 1992, este trabalho vem transformando a vida de centenas de crianças e jovens, algumas em situação de risco. Pessoas que descobriram no esporte o caminho para a cidadania e superação de seus próprios obstáculos.
Graças à contribuição de vários setores da comunidade e ao trabalho desenvolvido por educadores, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais liberais, este projeto vem se expandindo cada vez mais.
São mais de 200 alunos em atividade em núcleos: Branca Salles, Cava do Bosque, Escolas Municipais de Ensino, Estação Cidadania, Maria Nilde, Parque das Andorinhas
Depoimentos de Atletas
André luis Gonçalves
Gladson Alberto Barbosa
Etapas do Projeto
Massificação
divulgar a implantação do projeto e reunir um grande número de crianças para a atividade física no polo de treinamento.
Descoberta de talentos
Realizar atividade física e testes de seleção para a descoberta do talento para o desenvolvimento do atletismo de competição.
Encaminhamento do talento
Encaminhar o talento para o centro de treinamento, junto aos técnicos específicos das modalidades.
Treinamento e competição
Nesta fase a criança passa a treinar, visando as competições, que fazem parte do calendário de participação da equipe AAARP/Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto.
Acreditamos no poder de transformação através do esporte
Galeria de fotos do Projeto
O objetivo deste projeto vai além do desenvolvimento da prática esportiva. Um dos compromissos é também conquistar resultados cada vez mais satisfatórios no desenvolvimento educacional e socil de cada indivíduo. O projeto acredita que o sucesso desses jovens e os bons resultados apresentados devam servir como modelo a todos, para que se possa acreditar em mudanças sociais, mesmo nas realidades mais difíceis.